Publicidade e Propaganda: O que é e qual a diferença?
Para muitos (a maioria eu diria) significam a mesma coisa ou tem a mesma função, porém não é assim que funciona.
Aproveitando a oportunidade vamos esclarecer um erro que a maioria das pessoas cometem.
A Publicidade e Propaganda não são a mesma coisa e ao contrário do que muitos pensam, é a Publicidade (e não a propaganda) que é responsável pela venda de Produtos, Serviços e Marcas.
De acordo com o dicionário:
Propaganda:
Multiplicar, propagar, prolongar, engrandecer;
Divulgação, propagação de uma idéia, uma crença, uma religião.
A propaganda nada mais é do que a divulgação de uma ideia em sua base, sem nenhuma cunho comercial, não visando lucros; é utilizado geralmente em ONG (Como no exemplo acima, com o vídeo produzido pela Greenpeace).
De acordo com o dicionário:
Publicidade:
Tornar publico;
Arte, ciência e técnica de tornar (algo ou alguém) conhecido nos seus melhores aspectos, obter aceitação do público.
A publicidade visa o lucro em cima da venda de produtos, serviços e marcas, sempre em maior destaque por usar os meio de comunição mais conhecidos como tv, internet, rádio, dentre outros.
Um exemplo disso é o vídeo mostrado acima produzido pela empresa Dove, com o intuito de venda de seu shampoo voltado para o público masculino.
Mesmo sendo diferentes não podemos analisá-los totalmente individuais, mesmo um visando o lucro e o outro a divulgação de uma idéia um só pode ser completo com a influencia do outro, com a divulgação de uma idéia podemos mudar a nossa perspectiva de certo produto tanto para melhor quanto para pior, tendo que sempre coexistir, um dependendo do outro para que o seu total entendimento seja concretizado.