top of page

Consumo na sociedade contemporânea.



O antropólogo Daniel Miller sugere que o consumo pode expressar sentimentos e tornar-se uma ferramenta de comunicação social, como uma forma de construção de relacionamentos.


O consumo é uma atividade essencial para todos os seres vivos. O tempo todo consumimos coisas, atos, sentimentos, valores e até pessoas. O ato de consumir abrange não só ações mas também idéias e ideologias podem ser consumidos. Com o desenvolvimento dos veículos de comunicação o consumo incorporou-se nos primórdios de nossas tarefas e obrigações diárias e deixou espaço para interpretações alternativas para o consumo.


Através do que cada pessoa consome é possível saber quem a pessoa realmente é.

Luiz Fernando Verissímo em sua crônica intitulada "lixo" transmite a idéia de que você pode conhecer as pessoas através do que é descartado no lixo: “Quando examinei o seu lixo, decidi que gostaria de conhecê-la. Acho que foi a poesia”, reflete.


O capitalismo tem sua base em uma sociedade de consumo. Cada indivíduo nesta forma de sociedade tem uma função a desempenhar dentro do sistema. Para prover nosso próprio sustento temos de adquirir um trabalho. O trabalho nos dá acesso ao direito de interação e construção de valores dentro da sociedade capitalista, que é o capital. Quando maior o poder aquisitivo maior a participação do individuo dentro do capitalismo. Como a capitalismo necessitava de um meio para propagar o consumo em escala maior surgem a publicidade e a propaganda.


Definição de consumo de acordo com o dicionário Aurélio é "o que se gasta; dispêndio, despesa, consumação." Isto é, toda e qualquer atividade que façamos consome algo, seja tempo, saúde ou oxigênio.


O consumo divide-se em várias partes e pode ser essencial. Aqueles que consumimos para sobreviver, o consumo supérfluo, aqueles que consumimos por vaidade, aquele que cada pessoa consome por si, coletivo, aqueles que são consumidos por uma massa (saúde publica, educação), privado, aquele realizado pelas corporações, publico, afetado pelas administrações publicas, e o consumo sustentável, que é o consumo baseado no auto-sustento do planeta, um consumo mais viável para o futuro.

bottom of page